segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

Regina Barros Belém Pará



Regina M.S. Barros, tenho 72 anos, professora universitária aposentada, nasci e resido em Belém-Pará.Tenho ataxia cerebelar com cid G.11.2  por atrofia do cerebêlo atestada por ressonância magnética.Meus principais sintomas são desequilibrio e descoordenação motora.


Começou aos 59 anos quando eu dava aula na pós graduação de Genética e fazia pesquisa em citogenética animal. Atualmente sou uma típica aposentada de classe média. Uso como lazer e tratamentos da ataxia um curso de ginástica cerebral e muita atividade física. 

Tenho uma personal trainer que me acompanha diariamente.Com isso e muitas horas de leitura e internet é q preencho o meu tempo. Ninguém da minha família apresenta ataxia. 

Quando comecei a ter desequilibrio eu já estava oficialmente aposentada, recebendo meus rendimentos de aposentadoria e trabalhava com uma pequena bolsa de cientista que o Conselho Nacional de Pesquisas (CNPq) dava para alguns pesquisadores complementarem o salário. 

Considero-me uma pessoa de sorte pq tive q parar de trabalhar por causa da ataxia, mas já tinha uma boa aposentadoria que me permite manter o devido tratamento de modo a manter a minha doença controlada. Não sou cadeirante,
moro com minha mãe e uma irmã q me servem frequentemente de bengala humana e tenho um filho de 38 anos, solteiro, que mora em São Paulo.
Faço meu acompanhamento clínico com uma neurologista da Unimed (Dra. Mariangela Domingues) e sou cadastrada na ABAHE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário