domingo, 29 de novembro de 2015

Leonardo Pedroso (Léo)

Eu me chamo Leonardo Rodrigues Pedroso (Léo) e tenho ataxia já faz aproximadamente uns 5 anos. mas até agora não foi diagnosticado pelos neurologistas, o grau da ataxia, mas pelo tudo que indica é a do tipo 3 a mais comum entre as ataxias mais conhecida como ATAXIA DE MACHADO JOSEPH, hoje estou com 39 anos de idade, mas o meu maior problema é com o desequilíbrio e a minha fala, que a uns 4 anos atrás eu vinha notando que eu comecei a gaguejar, porque o resto das atividades eu faço normal, hoje eu sou aposentado já faz um ano, antes eu trabalhava em escritório onde meu último emprego foi numa empresa de concreto onde prestávamos serviços na construção da Usina Hidrelétrica de Santo Antônio em Porto Velho - RO, por ser uma cidade quente devido ao calor, eu não apresentava tanto os sintomas da ataxia, mas quando vim embora para Florianópolis - SC, uma cidade fria notei que a doença teve um avanço tremendo, quando os dias são muito frio noto que tenho uma dificuldade enorme pra me deslocar porque as minhas pernas travam.
Mas tem horas que eu sou uma pessoa normal caminho sem nada me atrapalhar, saio sozinho vou ao centro da cidade sozinho, pego os ônibus tudo sozinho. O único problema são as pessoas que não sabem dessa doença e ficam olhando de uma maneira diferente pra gente, a famosa descriminação.
Essa doença que eu tenho ela é hereditária por parte do meu pai, Eu já perdi meu avô, uma tia e um tio, e uma prima, na minha família, o meu pai tem e eu, os meus irmãos Daniel com 38 anos e Caroline de 28 anos não apresentam nenhum sintoma. E agora tenho mais uma tia minha que mora aqui em Floripa que já está com o quadro de ataxia bem mais avançado.

EU ME CHAMO LEONARDO E TENHO ATAXIA, MAS SOU UMA PESSOA FELIZ.

Um comentário: