terça-feira, 12 de janeiro de 2016

Noelle Bouchard. Maine. EUA

Nome: Noelle Bouchard. Idade: 28.
Qual o local  que você  chama de Lar? Maine. USA
Educação:   “Acabei  o Segundo grau em 2006. Comecei a faculdade em 2012 e ainda estou estudando. Não sigo o horário integral , por isso já sei que levarei mais tempo para acabar o curso .Nos primeiros dois anos de faculdade, peguei cadeiras de estudos gerais , porém recentemente decidi  estudar saúde comportamental “
Qual e o seu status de relacionamentos ? Com quem você mora?
-  “ Tive alguns relacionamentos  sérios e longos tendo FA. Mas atualmente estou solteira e vivo em um apartamento com a minha mãe, papai, dois cachorros e minha Irmã Allison . Também tenho um ratinho de estimação comigo ( ...Não, ele não vive solto pela casa, mora em uma  gaiola)”
Como é seu dia tipico?
Atualmente a  minha rotina diária está meio bagunçada porque ainda estou me recuperando  da fusão espinhal que fiz mês passado. Mas quando estava indo a escola minha rotina era receber minha  amiga ( e PCA) pela  manhã, dar um tempo juntas até que eu ficasse pronta para sair e aí saíamos para a escola no carro dela . Eu frequentava minhas duas aulas e aí minha mãe me pegava na escola. Geralmente quando chegava em casa, ficava com minha irma Allison ou ia estudar.
Há quanto tempo você vive com FA ?  
- “ Fui diagnosticada em 2002-2003, eu tinha 15, 16 anos.”

Mais alguém em sua família tem FA ? 
- “Minha irmã Allison, que tem 21 anos tem FA”
. 
Descreva como foi sua transição de pessoa que anda para cadeirante
- “ Minha transição basicamente seu deu durante o  Segundo grau, professores ou namorados me ajudavam a andar e depois passei a ser cadeirante. Me senti muito mais independente quando comecei a usar a cadeira; é bem melhor do que sempre precisar de ajuda para andar .”  
O que você gosta de fazer para se manter ativa, e que tipo de exercício é o melhor para você manter sua força?  
- “Vou à fisioterapia cada vez que consigo que meu plano de saúde pague uma consulta para mim . Além disso , frequento uma academia que tem uma máquina própria para exercitar quem é cadeirante.
Qual é o truque para tornar a vida mais fácil? 
- “Com certeza o meu truque para facilitar minha vida é o senso de humor. Sempre ria de você mesma e não leve nada com muita seriedade.”
Quando a  FA te coloca para baixo o que vc pensa/faz para se sentir melhor?  
- “Honestamente, se eu sinto que quero chorar, eu me deixo chorar à vontade. Eu geralmente não bloqueio ou engulo meus sentimentos, pois isso nunca ajuda, não traz nada de bom. Não tenho medo de dizer quando FA me afeta emocionalmente, pois não há ha ninguém que já não tenha se sentido emocionalmente afetado pela FA.”

Dê um exemplo de como FA afetou positivamente sua vida.
- “Eu sinto que ter essa doença me ajudou a não levar a vida com seriedade demais . Também me deixou mais ligada com o que está à minha volta , e além disso me trouxe mais paciência.” 

Qual e o melhor conselho que voce pode dar para uma pessoa que foi recentemente diagnosticada com FA?  
 - “Pegar leve , ir devagar  aprendendo sobre a doença , e não ficar com medo de admitir que você precisa de ajuda.”

“Eu tenho, FA mas FA não tem a mim” O que isso significa para você? Como voce vive sua vida em meio a adversidade?
- “Para começar não gosto dessa afirmação . Pessoalmente, acho que esta frase e usada para diminuir as pessoas com deficiências e suas conquistas diárias. Essa afirmação reforça a ideia que ter uma deficiência é inerentemente algo negativo. E ter uma corpo hábil é o objetivo final da vida. Eu sempre tento não olhar para as coisas desse jeito.”



Nenhum comentário:

Postar um comentário